terça-feira, 13 de outubro de 2009

Paradigmas da Educação Cristã

Estudos apontam à década de 1980, como o período histórico em que se mais valorizou educação cristã. Nessa época as metáforas norteadoras do processo educacional cristão eram: Reino de Deus, humanização, vida e missão. Estes paradigmas serviram de pilares para construção da identidade de muitas igrejas e/ou denominações. Neste período a educação cristã era vista como ministério indispensável, pois tamanha era sua relevância para vida da igreja.
Nas primeiras décadas do século XXI os paradigmas educacionais mudaram; A identidade cristã passou a ser construída a partir dos "desafios que a sociedade de consumo e a mercantilização da religião Cristão lança as igrejas e as suas lideranças”
[1] A educação cristã foi substituída pelo louvor, comunhão e pelo êxtase intimista, uma vez que a ênfase das igrejas passou a ser o crescimento numérico.
Diante dessa realidade resta-nos o desafio de repensar a educação cristã. O Dr. Júlio Zabatiero, em seu livro: Novos caminhos para educação cristã; propõe uma releitura dos textos Bíblicos a luz das metáforas para educação cristã em voga nos escritos das décadas de 1980-1990.Esta proposta irá nortear esta breve reflexão.
Em Efésios 4: 15,16, o apóstolo Paulo fala sobre a edificação do corpo de Cristo (Igreja), que nada mais é que a maturidade cristã. Assim sendo se faz necessário enumerar as quatro características de uma igreja madura: (i) Todos os membros trabalham em prol do bem comum (Ef 4: 11, 12); (ii) Cada membro coloca seu dom a serviço do Reino de Deus (Ef 4: 12); (iii) Os membros aprendem a viver em unidade (Ef 4:13, 14); (iv) A maneira como vivemos reflete o ser de Cristo (Ef 4: 14). Estas características devem nortear a educação cristã, uma vez que desejamos “apresentar a Deus todo homem perfeito em Cristo” (Cl 1: 28,29). É importante lembrar que o apóstolo Paulo fala da perfeição não no sentido moral, mas como integralidade de vida de fé em Deus.


[1] ZABATIERO, Júlio. Novos caminhos para a educação cristã, p. 8.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela performance como mestre no ensino teológico. Com certeza todos conteúdos publicados são de suma importância para o aprendizado e crescimento espiritual. Marcilio Dantas(Aluno)