quinta-feira, 15 de março de 2012

Encha-se do Espírito, isso depende de você!

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Efésios 5.18

Eu gostaria de começar a meditação de hoje lhe fazendo duas perguntas: você se considera uma pessoa cheia do Espírito Santo? Você compreende o que Paulo quis dizer com a ordem: “enchei-vos do Espírito”?

Creio que podemos compreender o significado desta passagem analisando os dois imperativos do texto a partir de informações conhecidas, por exemplo: todos nós sabemos que as Escrituras condenam, consistentemente, toda embriaguez (veja Provérbios 23. 29-35; 31.4s; Isaías 5.11,12; 28.7,8; 1 Coríntios 5.11; 1Pedro 4.3); A Bíblia não condena o uso do vinho, porém condena o seu abuso; O uso de vinho é recomendado como remédio (Pv 31.6; 1 Tm 5.23). O Senhor Jesus transformou água em vinho para ser bebido nas bodas de Caná da Galiléia (Jo 2.1-11).Porém o uso do vinho se transforma em abuso sob as seguintes circunstâncias, sendo então proibido: (1) quando há excessos (Pv. 23.29-35); (2) Quando se torna habitual (1Co 6.12b); (3) quando ofende a consciência fraca de outro crente (Rm 14.13; 1Co 8.9); (4) Quando destrói o testemunho do cristão na comunidade e, portanto, não leva à glória de Deus (1Co 10.31); (5) quando o crente bebe com dúvidas (Rm 14.23).

O contexto sugere que Paulo aqui está falando a respeito das orgias dos ébrios, comumente associadas com as cerimônias de adoração pagãs (adoração ao deus Baco – deus do vinho). Acreditava-se que a ingestão de bebidas alcoólicas era capaz de promover alguma comunhão extática com as entidades, tais práticas são comuns ainda hoje nos cultos afro-brasileiros. Em 1 Coríntios 10.19,20, Paulo refere-se a esta prática como “cálice dos demônios”. A verdadeira comunhão com Deus não é induzida pela bebedice, mas pelo Espírito Santo. É importante lembrar que nesse texto Paulo não está falando a respeito da habitação do Espírito (Romanos 8.9) ou o batismo de Cristo com o Espírito Santo (1 Coríntios 12.13), pois todo cristão é habitado e batizado pelo Espírito Santo no momento da salvação. Em vez disso ele está dando uma ordem aos cristãos para viverem continuamente sob a influência do Espírito. Ser cheio do Espírito é deixar que a palavra de Cristo domine todos os nossos pensamentos e atitudes. Ser cheio do Espírito é o mesmo que andar no Espírito (Gálatas 5. 16-23).

Para terminar gostaria de lembrar que a expressão “enchei-vos do Espírito” no original grego indica que essa atitude deve ser uma prática diária e continua em nossas vidas. Infelizmente algumas pessoas possuem uma vida espiritual inconstante, elas se enchem no domingo e se esvaziam durante a semana. Ou seja, estar cheio do Espírito não é uma experiência que acontece uma vez por todas na vida do crente. Nós precisamos almejar andar no Espírito.

A essa altura você pode está se perguntando Como um crente pode encher-se do Espírito? (1) é preciso confessar e abandonar todo o pecado de que temos consciência na nossa vida (1Jo 1.5-9); (2) Submeter-nos completamente ao seu controle (Rm 12.1,2) – isso significa que rendemos a nossa vontade , a nossa inteligência, o nosso corpo, o nosso tempo, o nosso talento e o nosso dinheiro a ele; (3) Fazer com que a palavra de Cristo habite ricamente em nós (Cl 3.16). Isso envolve leitura, estudo e obediência; (4) Finalmente devemos nos esvaziar do egoísmo (Gl 2.20).

Que o seu desejo se transforme em atitude e que você seja um crente cheio do Espírito Santo.



Nenhum comentário: