segunda-feira, 19 de março de 2012

O NOSSO PRIVILÉGIO

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

1 Pedro 2.9

Para fins didáticos iremos dividir este versículo em cinco partes. Isso significa que durante toda esta semana estaremos analisando cada uma das afirmações desse texto.

É importante lembrar que no passado Deus escolheu o povo de Israel para que por intermédio deles os povos da terra fossem abençoados, porém Israel falhou em sua missão. Deus então substituiu aquele povo por um povo que ele mesmo formou, a saber, a Igreja. Perceba que neste texto, Deus atribui a Igreja as mesmas prerrogativas que no passado Ele conferiu a Israel (confira em: Is 43.20,21; Êx 19.6; Is 43.10,11).

“Vós, porém, sois raça eleita” – Raça indica descendência comum, surgida em Israel por via natural aqui, no entanto por um nascimento espiritual (1Pe 1.3,23). Em outras palavras, Deus escolheu um povo para si (Ef 1. 5,6).

A aposição que hoje ocupamos no Reino de Deus não é fruto do nosso esforço ou mérito; não fizemos nada para merecer a honra e o privilégio de sermos povo de Deus. A eleição divina deveria gerar em nós um coração contrito, um sentimento de gratidão que se traduzisse em dedicação ao nosso Deus.

Ore agradecendo a Deus por tudo que ELE tem feito em sua vida, pelo privilégio de ser parte integrante do povo de Deus.

Nenhum comentário: