quarta-feira, 14 de março de 2012

MEDITAÇÃO EM HEBREUS 10.36

“Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.

Hebreus 10. 36

Para nossa meditação dividiremos o texto acima em três partes, a primeira parte fala da necessidade de perseverança, a segunda fala da necessidade de fazermos a vontade de Deus e a terceira e última fala das promessas.

Quando o texto fala da necessidade de perseverança ele nos conscientiza de que carecemos de determinação para permanecermos em Cristo mesmo sob perseguição. Os leitores da epístola aos Hebreus estavam correndo risco de morte por causa da fé, infelizmente alguns decidiram negar a Cristo.

Honestamente, creio que hoje, muitos que se dizem evangélicos não estão dispostos a sofrer por causa de Cristo. São pessoas que no primeiro sinal de dificuldade abandonam a fé. Elas esquecem que Jesus disse: “Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9.24)

A segunda parte do texto fala sobre a necessidade que temos de fazer a vontade de Deus. Creio que aqui cabe uma pergunta: Qual é a vontade de Deus? Em primeiro lugar a vontade de Deus é a nossa santificação e abstinência da prostituição (1Ts 4.3); em segundo lugar Deus deseja que pratiquemos o bem (1 Pe 2. 12-15) O que é praticar o bem? O texto de Pedro indica que pratica o bem quem: tem um procedimento exemplar diante dos gentios (v.12) e quem se sujeita as autoridades constituídas (v.13); em terceiro lugar não devemos amar o mundo e nem as coisas que há no mundo (1Jo 2.15). É claro que no contexto do livro de hebreus a expressão fazer a vontade de Deus indica confiar plenamente em Cristo e praticar os seus ensinos. Veja Mateus 7.21-28; Tiago 1. 22-25; João 6.29.

Por fim o texto fala que aquele que fizer a vontade de Deus alcançará a promessa. Em primeiro lugar chamo sua atenção para o fato da palavra promessa está no singular indicando uma promessa específica. A essa altura você deve está se perguntando que promessa é essa? Se voltarmos aos capítulos quatro e verso primeiro; capítulo seis e verso doze e ao capítulo nove e verso quinze da epístola aos Hebreus chegaremos à conclusão que a promessa é a salvação.

Hoje aprendemos que precisamos permanecer em Cristo apesar das adversidades (seja ela qual for) e enquanto perseveramos devemos fazer a vontade de Deus, ou seja, devemos buscar a santificação, devemos nos afastar da prostituição (ou pornografia), devemos praticar o bem, devemos nos submeter as autoridades constituídas, não devemos amar ao mundo e nem as coisas que nele há, e acima de tudo devemos confiar plenamente em Cristo e praticar a sua palavra.

Nenhum comentário: